12 coisas a experimentar na Noruega

items do supermercado

Items do supermercado que não podem perder

12 coisas a experimentar do supermercado na Noruega

Decidiram viajar até à Noruega e querem experimentar todas as coisas típicas

Uma das minhas paragens obrigatórias em cada país que visito é o supermercado. Claro que também devem experimentar um restaurante com pratos típicos, mas às vezes a comida mais tradicional vem de um supermercado. Os chocolates e doces novos, os frascos com itens indefinidos, as batatas fritas com sabores estranhos, vocês sabem do que falo. E eu quero sempre experimentar todos. Nestas 12 coisas a experimentar na Noruega vão encontrar esses tesouros escondidos.

Na Noruega encontrar um restaurante típico não é fácil, não existem muitos e a maioria das pessoas prefere sair para comer um hamburguer ou comida mexicana em ve de uma Kjøttsuppe ou Komla. Assim comer uma fatia de pão com manteiga, mini camarões e coberta de maionese é muito mais norueguês.

1. Chocolate – KVIKK LUNSJ & FREYA

Kvikk lunsj é provavelmente o chocolate mais famoso e típico norueguês. Todos os blogs falam dele. No seu nome podem ver a sua função – almoço rápido. É típico do norueguês comer um Kvikk Lunsj e uma laranja, na pausa do ski. Por isso se forem esquiar tem de fazer este típico almoço. Caso contrário é apenas uma espécie de kit kat.

kvikk lunsj chocolate 12 coisas a experimentar na Noruega

Por outro lado temos a marca Freia. Oh meu deus estes chocolates são fantásticos. Especialmente o Kvikk lunsj e sal. É daqueles chocolates que não dá para parar de comer. Eu levo sempre alguns quando vou a Portugal. Mas têm mais sabores como caramelo, amêndoas e sal, daim ou simples chocolate de leite…já me estou a babar. Estes têm definitivamente de experimentar. E se comprarem os pequenos (24g) vão descobrir uma lenda típica norueguesa no interior. Super fofo e óptimo como souvenir.

2. Tubos – Kaviar & Queijo

Os noruegueses adoram um almoço prático. Como resultado embalam tudo em tubos. Super prático e muito bom se precisam de um almoço no caminho. Podem encontrar queijos de diferentes sabores. Eu pessoalmente adoro o com pimenta preta, mas vão desde o típico bacon até coisas estranhas como caril de ananás. Definitivamente vale a pena provar.

queijo num tubo 12 coisas a experimentar na Noruega

Este Kaviar é feito de ovas de bacalhau açucaradas, salgadas e fumadas. Depois são tornadas em pasta e colocadas em tubos. Os noruegueses comem-nas simples no pão, ou adicionando ovo cozido, pepino ou queijo. É uma experiência independentemente se gostam ou não do tradicional caviar. Podem encontrá-los com diferentes intensidades e percentagens de ovas. Ah e são baratos.

kaviar 12 coisas a experimentar na Noruega

3. Rekker – mini camarão

Outro famoso almoço norueguês. Os noruegueses agarram numa fatia de pão, combrem-na de manteiga, enchem de camarões e por cima, alguns fios de maionese. Soa estranho? Um bocado mas não é mau. Tentem se querem algo diferente e fresco para o almoço ou jantar.

rekker camarão 12 coisas a experimentar na Noruega
O meu dedo como escala

4. Cavala e Arenque

Eles adoram os seus peixes como a cavala e o arenque (makrell e sild). Podem encontrá-los em frascos ou latas. A indústria é tão forte que aqui em Stavanger até existe um museo do peixe enlatado, onde eram produzidas as latas de sardinha e cavala. Eu não sou a maior fã de peixe mas já experimentei alguns com diferentes sabores e são surpreendentemente bons. Especialmente se gostam de peixe, como lembrança ou apenas para tentar algo novo. Recomendo a cavala em molho de tomate e o arenque com bagas verelhas.

herring arenque 12 coisas a experimentar na Noruega
Arenque com arandos vermelhos

5. Alcaçuz

Eles adoram! Todos os escandinavos adoram…e normalmente os estrangeiros detestam. Eu detesto. Mas eles fazem tudo com uma versão de alcaçuz. Se nunca experimentaram aquelas gomas pretas esta é a vossa oportunidade. Experimentem chocolate, mentos, pastilhas elásticas, tudo com alcaçuz!!!

Curiosos com algumas destas 12 coisas a experimentar na Noruega? Eu encontrei-as na Amazon caso tenham as tenham perdido quando visitaram ou não possam visitar já 😀 A experiência Norueguesa na vossa casa. E se comprarem através destes links afiliados eu recebo uma percentagem para ajudar com o blog, sem extra custos para vocês.

6. Queijo castanho

Outra coisa típica que os estrangeiros não gostam. O queijo castanho (brunost) é uma mistura de queijo e caramelo. Soa óptimo hã. Se adoram a mistura de doce e salgado (para aquelas pessoas que mergulham as batatas fritas do mac no sundae) são capazes de gostar. Mas não se atrevam a adicionar nada com este queijo. É para ser comido apenas com uma fatia de pão, e cortado com uma faca/fatiador de queijo. E como tudo podem encontrar diferentes sabores e intensidades. Para mim esta, das 12 coisas a experimentar na Noruega é a obrigatória.

brunost queijo castanho 12 coisas a experimentar na Noruega

7. Leverpostei – paté de fígado

Estes são maravilhosos. O mais tradicional possuí a embalagem mais estranha de sempre. Com caras de crianças. Leva a pensar que o paté é feito de fígados de criancinhas. Estes são bastante simples, mas outras marcas possuem versões com sabores. Como o meu favorito – bacon e pimenta preta…a babar outra vez.

8. Carne de Rena e Alce

Bem na Noruega têm de experimentar a caça. Se têm uma cozinha que possam utilizar podem tentar fazer o tradicional Finnbiff (receita aqui). Ou podem sempre fazer uma das vossas receitas com a carne. Tem um sabor muito forte por isso não é para todos. Caso não tenham cozinha podem sempre comprar no ultimo dia e levar para casa. Não é barata, o preço do kilo vai de 25 a 50€.

carne de rena alce 12 coisas a experimentar na Noruega

9. Lefse

Potetlefse é provavelmente o wap mais comum aqui. É basicamente uma folha de batata mole. Nos restaurantes encontram-nos recheados de salmão fumado ou frango. Nos supermercados encontram uma versão doce com manteiga e canela. São super bons e óptimos como lanche quando andam a passear.

lefserull potetlefse 12 coisas a experimentar na Noruega

10. Molho para batatas

Talvez isto seja comum noutros países mas não em Portugal. Aqui existem dois tipos de comida para quando estás com os copos – fora o normal hamburguer ou kebab – cachorros quentes, que se vendem nas lojas de conveniência, ou batatas fritas de pacote com molho, se estiverem em casa. Estes molhos vêm em pó e têm de misturá-los com crème fraîche ou rømme (uma versão escanndinava de natas azedas/ crème fraîche ). O melhor é o Holiday. São bons mas nada de extraordinário…até terem bebido umas quantas eheh.

Chip dip molho batatas 12 coisas a experimentar na Noruega

11. Fenalår

Fenalår é a versão norueguesa de presunto. Mas de cordeiro. As pernas do cordeiro (dianteiras e traseiras) são secas, salgadas e curadas. Na época do Natal podem encontrá-las à venda inteiras com um suporte como o nosso presunto. Durante o resto do ano os supermercados só vendem a versão fatiada embalada. Quando compram uma perna inteira têm de cortar uma fatia grossa até ao osso, e deixar a carne secar mais durante uns dias, caso contrário a carne é mole em vez de seca e salgada. Mas também a podem comer mole. É incrivelmente salgado e forte. Bom com um shot de akevitt.

Fenalår 12 coisas a experimentar na Noruega

12. Akevitt

Bem se leram o meu post sobre dicas para visitar a Noruega – aqui – sabem que não podem comprar Akevitt no supermercado. No entanto, o Vinomonopolet têm uma boa selecção desta bebida nacional. Os noruegueses comsomen-na como uma bebida normal nos bares, mas na época do Natal/Inverno vão encontrá-los nos restaurantes a comer pinnekjøtt, e a beber goles de akevitt entre garfadas. É usado para cortar as gorduras na comida, que são típicas desta época do ano. A “água da vida” norueguesa é feita da fermentação da batata e aromatizada com alcaravia, aneto e outras ervas e especiarias. P.S- se comprarem no aeroporto sai mais barato 😉  

Gostaram das sugestões? Já experiênciaram alguma destas 12 coisas típicas a experimentar na Noruega? Têm outras sugestões? Deixem a vossa opinião nos comentários 🙂